Trabalhos




Não entendeu, quer que eu desenhe?



O avanço da tecnologia no aprendizado não trouxe somente novos meios de comunicação, as escolas tem incorporado as chamadas TIC (tecnologias de informação e comunicação) dentro da sala de aula para auxiliar os alunos a compreender e assimilar melhor o conteúdo. Esse Post tem como objetivo apresentar duas tecnologias para a assimilação de conteúdo por meio de imagens. São elas Mapas Conceituais e Infográficos.



Proposto pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak 1977 e baseado na teoria de aprendizagem significativa desenvolvida pelo psicólogo da educação estadunidense David Ausubel (1918 - 2008), que pressupõe que a informação adquirida deve interagir com conhecimento já existente, modificando ideias já existentes a partir de novas fazendo conexões. Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira mapas conceituais são formas gráficas que podem representar organização hierárquica do conhecimento sobre um tema específico. 


Mapa Conceitual explicativo da funcionalidade do meio de estudo


Já os infográficos são bem mais antigos, desde antes da escrita como conhecemos hoje eles já existiam. Durante a idade média por exemplo eram usados para representar pesquisas do mundo cientifico como os estudos de um determinado cientista sobre partos, ou o próprio estudo do corpo humano. Mais os infográficos evoluíram e começaram a ser usados para operações práticas como os desenhos das linhas de metrô, linhas do tempo em aulas de história, esquematização da cadeia alimentar nas aulas de ciência e por ai vai. os infográficos hoje também são muito usados pela mídia para exemplificar fatos que os textos jornalísticos trazem, que geralmente seriam de difícil compreensão pelos espectadores.


Essas duas tecnologias dentro da sala de aula auxiliam os alunos a desenvolver compreensão leitora, que em termos gerais é a capacidade de entender os significados do texto. Isso é possível por que essas técnicas usam representações gráficas, esquemas e imagens para representar o que está no texto de maneira construtiva ativando a cognição do aluno para que este consiga representar visualmente o que está escrito colaborando com a construção de significado.
  • Bibliografia
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual
  • http://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/
  • http://www5.usp.br/40901/mapas-conceituais-organizam-conhecimento-e-favorecem-aprendizagem/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
  • http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/pense-com-infograficos/

11 comentários:

  1. Achei um vídeo ótimo sobre este assunto. Um rapaz que cursa Medicina explica bem como o Mapa Conceitual ajuda na hora do estudo. Segue o link para quem se interessar... https://www.youtube.com/watch?v=7yUNpAOvew8

    ResponderExcluir
  2. Um tema interessante, qual pode ser utilizado como estratégia para organização de diversos tipos de estudo. Detalhado e de fácil entendimento. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo método de ensino aprendizagem ,pois incentiva o aluno a pensar no assunto abordado e resumir o que ele compreendeu.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo exemplo de infográfico, explicando a relação entre crianças e tecnologia no Brasil!
    http://educacional.cpb.com.br/conteudos/comportamento/criancas-e-tecnologia-infografico/

    ResponderExcluir
  5. Entra exatamente na questão que discutíamos tanto, sobre entender compreender para depois explicar...

    ResponderExcluir
  6. Mapas conceituais e infográficos são recursos que interagem com o texto complementando e ilustrando as informações que vêm a contribuir com a objetividade e praticidade do que se quer expor.

    ResponderExcluir
  7. e um recurso que permite voce colocar no papel o que compreendeu da sua maneira, de um jeito prático que vc entendeu,facilitando os estudos

    ResponderExcluir
  8. É um método com a finalidade preparatória para as avaliações e integração dos conceitos estudado.Ou seja uma forma de fixar na pratica, o que se foi aprendido.

    ResponderExcluir
  9. Que atividade sugeriam para o uso de mapas conceituais no ensino da língua inglesa?

    ResponderExcluir
  10. uma boa atividade por exemplo seria dividir os alunos em grupos por interesse e construir mapas ou infográficos apresentando vocabulário relacionado aquele interesse em comum, e apresentar para a turma. um tema que o professor poderia propor seriam profissões ou comodos da casa

    ResponderExcluir

Comente Aqui!